segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Evangelho do dia

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Ninguém acende uma lâmpada para a cobrir com uma vasilha ou a colocar debaixo da cama, mas coloca-a num candelabro, para que os que entram vejam a luz. Não há nada oculto que não se torne manifesto, nem secreto que não seja conhecido à luz do dia. Portanto, tende cuidado com a maneira como ouvis. Pois àquele que tem dar-se-á; mas àquele que não tem, até o que julga ter lhe é tirado.» (Lc 8,16-18) da Bíblia dos Capuchinhos

Evidentemente que este ter ou não ter não se refere aos bens materiais mas sim aos bens espirituais. O que tem significa o que está aberto a Deus e escuta a sua Palavra, logo recebe mais; o que não tem é o que se fecha a Deus, o que rejeita a Sua oferta, por isso perde até o pouco que tem.
Cada um de nós tem o seu historial da luz, a nossa própria luz pessoal que é a fé em Jesus e «quem já tem um tesouro de fé e de amor, de boa vontade e de força para a atuação da vida cristã, receberá dons ainda maiores escutando a palavra de Deus como é devido. Quem, pelo contrário, está privado de tudo isto, verá inclusivamente desaparecer a fé acolhida por ele só externamente, e acabará por ficar absolutamente de mãos vazias» (in R. Schnackenburg).

Sem comentários: