quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O gato

Ao contrário do que possam pensar, o gato é um animal dócil, meigo, afetuoso e capaz de se dedicar aos donos com idêntica intensidade à dos cães. Por isso é errado dizer que eles são traiçoeiros, falsos e infiéis aos donos. A diferença assenta em que o gato tem um espírito independente, ao contrário do cão.
O ronronar do gato não é sintoma de doença, mas sim uma expressão afetuosa. É através do ronronar que o gato mostra aos seus donos que está satisfeito e agradado. É um som que eles reservam apenas para os humanos, porque um gato não ronrona a outro gato. Porém, devemos estar atentos aos ronronar do gato, porque também o faz se se sentir doente, porque serve para dizer ao dono que necessita de ajuda.
Os miados são formas de comunicação. Foram detetados 11 miados diferentes emitidos pelos gatos, e a combinação dessas sonoridades pode ser infinita. Emitem sons diferentes e variados, para diferentes e variadas ocasiões.
Os gatos dormem por dia cerca de 16 horas, sendo mais ativos durante a noite. Isto quer dizer que se um gato completar 7 anos de vida esteve acordado apenas dois anos durante esse período. As horas restantes do dia são utilizadas para a higiene, cerca de 30% do dia é gasta a cuidar da beleza e a lavar-se, e a comer.
São animais reservados, individualistas, independentes e com um caráter forte. Nunca andam em grupos, como os cães. Os bigodes do gato são importantíssimos, porque funcionam como um órgão táctil.

Sem comentários: