quarta-feira, 28 de novembro de 2012

As minhas leituras

Já comecei a ler este livro. Começa precisamente com a família alemã em fevereiro de 1933 no momento do incêndio do Reichstag (o parlamento alemão). Sentimos o cheiro a queimado, ouvimos os discursos de Hitler inflamados e endemoniados no local e ouvimo-lo a conversar com o gordo Goring e a planear a encenação de liquidarem os comunistas, porque naquele momento, Hitler, Goring e o sinistro Goebbels acabaram de traçar o destino fatal aos comunistas. Estes foram os primeiros da lista sangrenta elaborada pelas figuras mais sinistras e mais terríveis de que há memória na Europa do século XX. Logo naquela noite do incêndio do Reichstag, começou a purga na Alemanha. Milhares e milhares de comunistas foram presos, torturados, alguns morreram mesmo nessas noite, e enviados para o primeiro campo de concentração da Alemanha, Dachau, em Berlim. E assim se iniciou o período mais negro da história da Europa.

Já que estou a referir-me ao período mais horrendo da nossa história europeia, não posso deixar de me escandalizar quando comparam a chanceler Merkel com tal figura demoníaca, endoidecida, raivosa e que arrastou consigo milhões de pessoas que foram intervenientes principais em mortes, genocídios, purgas. A senhora Merkel não tem nada a ver com tal figura sinistra. Não devemos estabelecer paralelismos com os tempos e pensar que são os mesmos. Estamos perante uma crise financeira com contornos muito semelhantes à de 1929 que mergulhou a Europa e os Estados Unidos numa profunda crise financeira. Os teatros neste momento são os mesmos, mas não podemos criar paralelas entre os atores dos anos 30 do século XX com estes do século XXI. Não nos podemos esquecer que a senhora Merkel nasceu e cresceu na antiga Alemanha de Leste, o que quer dizer ela está habituada a poupar e poupar muito, porque o dinheiro por aquelas bandas não abundava.

Até mais logo, porque agora vou ter de ir passear o meu quatro patas, apesar de ele agora estar ali deitado no sofá, de barriga para cima que é a sua posição favorita.

Sem comentários: