domingo, 25 de novembro de 2012

Para um fim de dia

Tanto ontem como hoje, o dia mostrou-se cinzento e chuvoso. Uma combinação preocupante para quem tem um cãozito que adora sair e dar o seu passeio. Vem com o pelo molhado, a «cheirar a cão» e maldisposto, porque o passeio de quase uma hora diária se transformou nuns pobres 15 minutos. Para a próxima vez que eu arranjar um animal a minha escolha vai para o gato. Não necessita de ser passeado e faz todas as suas necessidades numa caixa. 
Haviam de ver a «cara» do meu cão, quando abro a porta e ele vê que está a chover! Volta para trás e só depois da minha insistência é que resolve sair. Afinal quem manda ainda é o ser humano!

Tirando este problema, gosto dos dias chuvosos. A água é fundamental à vida: animal e vegetal. E para quem passou muitos meses a olhar para um rio quase seco, esta aguinha que tem caído é uma bênção. Os dias cinzentos são bons para ficar em casa, enroscada no sofá e acender umas velas aromáticas e olhar através da janela e ver a chuva a cair nas vidraças.
Pois isto é o que eu gosto de fazer nos dias chuvosos, o que não quer dizer que o tenha feito hoje. Ontem fiz. Estive todo o dia a dormitar no sofá, com umas velinhas aromáticas acesas e a ver Mentes Criminosas. Hoje, decidi não preguiçar, mas sim trabalhar. E foi precisamente o que estive a fazer até agora. 

Neste momento estou a preparar o meu jantar: umas belas perninhas de frango assadas acompanhadas de umas batatinhas à moda do meu avô. Conhecem? Digo-lhes que são fabulosas. Pouco me importa o colesterol. Há dias e dias, e nuns faz-se dieta e preocupamo-nos com isso, noutros, não. Hoje estou nestes dias. Já liguei o forno e pela casa vai-se espalhando o cheirinho do assado. Também já acendi umas velas aromáticas.
Agora só falta pôr a mesa e ter o jantar cozinhado. Vou ter por companhia um quatro patas, porque quando lhe chegar o cheirinho a frango ao nariz, já sei que vai ficar ora estático, ora agitado, lançando-me olhares chamativos e, muitas vezes até, colocando as patinhas da frente na mesa...

Sem comentários: