Naquele tempo, disse Jesus a um dos principais fariseus, que o tinha convidado para uma refeição: «Quando ofereceres um almoço ou um jantar, não convides os teus amigos nem os teus irmãos, nem os teus parentes nem os teus vizinhos ricos, não seja que eles por sua vez te convidem e assim serás retribuído. Mas quando ofereceres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos; e serás feliz por eles não terem com que retribuir-te: ser-te-á retribuído na ressurreição dos justos». (Lc 14,12-14, da Bíblia dos Capuchinhos).
Jesus recorda-nos que não devemos construir as nossas relações de amizade com base na retribuição, ou assentes apenas na permuta, mas sim devemos estabelecer relações de amizade gratuitamente, com o objetivo de sermos úteis e de praticar a amizade simples, fraterna, generosa e sem qualquer tipo de interesses subjacentes.
Por isso devemos empenhar-nos em manter e acalentar relações de amizade no serviço aos outros, de forma gratuita, desinteressada e sem preferências de qualquer género, e sobretudo sem esperar nada em troca da nossa amizade.
Sem comentários:
Enviar um comentário